*Ayurveda aceita que o corpo físico é composto também de mente e alma, e propõe que a depender de como trabalhamos com estes, a doença ou saúde se estabelece. Utiliza todos os aspectos da medicina, que incluem dieta, ervas, medicamentos e exercícios físicos. Inclui também a utilização de mantras e meditação, para a saúde da mente, e promove mudanças no estilo de vida não somente para a saúde mas também para a longevidade. Isto inclui Yoga na forma de asanas, pranayamas ou mesmo mantras para meditação, como ferramentas úteis no restabelecimento e manutenção da saúde e como rejuvenecedoras.
*Asanas poderiam ser como “medicina externa” devido a que elas tratam distúrbios nos músculos e ossos, porém indiretamente também trazem benefícios para muitas outras condições, e claro, também se oferece a ideal seqüência de exercícios físicos. No entanto, sem uma dieta apropriada, estas características saudáveis são limitadas. Asanas trabalham melhor quando inseridas num estilo de vida ayurvédico. Pranayamas seriam a “medicina interna” de Yoga. Fornecem Prana, ou energia vital diretamente dentro do corpo, e pode ser direcionado de várias maneiras. Pranayamas tem uma atuação direta nos Doshas, e é a maneira mais direta de proporcionar saúde para o corpo e a mente. Enquanto que asanas seriam secundárias neste aspecto. Isto indica que para uma satisfatória yoga terapia, mesmo para a saúde do corpo físico, deve-se enfatizar pranayamas, e utilizar asanas somente para dar base ao pranayama.
*Ayurveda proporciona as recomendações de estilo de vida para a prática de Yoga, bem como uma sólida base para aproveitar o aspecto saudável das práticas yoguicas. Yoga provê bases psicológicas e espirituais para o Ayurveda e suas aplicações. Precisaremos de Yoga e Ayurveda juntos caso desejemos nos aproximar da saúde e o bem-estar de forma verdadeiramente holística. Ayurveda nos proporciona as bases médicas, e Yoga o objetivo das práticas espirituais. Este é o esquema original védico. Para compreender com êxito Yoga terapia ou mesmo um sistema médico ligado ao Yoga, deveríamos restabelecer o elo, a conexão de Yoga com Ayurveda.
* Para uma satisfatória aplicação de Yoga com fins na saúde, iremos precisar de um sistema mais completo, que inclua princípios filosóficos, práticas de yoga não somente o aspecto de asanas, mas também pranayamas, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi, e poder inserir também os princípios de yama e niyama, como estilo de vida yóguico. Yoga para o corpo, mente e espírito. Buscaremos um processo yóguico, não somente dedicado a asanas, para o corpo físico, mas também para o tratamento da mente, das emoções e desordens psicológicas. Tal grandioso sistema yóguico de saúde não precisa ser inventado. Isto de fato já existe na forma da Ayurveda.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário